Descrição da acção
Numa altura em que cada vez mais o mercado ibérico está unido pela via negocial, e sendo o mundo empresarial cada vez mais excludente, a valorização e qualificação profissionais são importantes. Saber mais do que uma língua tornou-se essencial. Cabe às organizações tornarem-se mais competitivas através de colaboradores mais qualificados.
Objectivos gerais
Aperfeiçoar as competências linguísticas de espanhol falado e escrito necessário para os contactos do quotidiano profissional.
Objectivos específicos
No final da acção, os formandos deverão ser capazes de:
- Distinguir, por escrito, a forma e as normas de correspondência em espanhol, na sala de formação e sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
- Identificar, por escrito, a terminologia comercial espanhola, na sala de formação e sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
- Aplicar, por escrito, vocabulário específico nas relações internacionais, na sala de formação e sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
- Aplicar, oralmente, vocabulário específico nas relações internacionais, na sala de formação e sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
- Produzir, por escrito, textos na língua espanhola, na sala de formação, recorrendo a exercícios práticos, sem auxílio do manual e com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
- Simular diálogos orais de situações quotidianas profissionais, recorrendo a exercícios práticos, sem auxílio do manual e com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%.
Perfil do formador
Certificado pelo IEFP e com larga experiência na área.
Carga horária
35 horas
Metodologia
Formação essencialmente prática, com recurso sistemático a métodos activos, com base no estudo de casos práticos e na resolução de problemas, que permitirá também o esclarecimento de dúvidas concretas dos formandos. Recurso complementar ao método expositivo, na apresentação de alguns conceitos teóricos.
Momentos e modalidades de avaliação
- No início da formação o formador poderá efectuar uma avaliação diagnóstica como forma de verificar o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este instrumento de avaliação permitirá ainda ao formador personalizar o programa da formação às especificidades do grupo.
- Durante a acção, o formador poderá recorrer a actividades de avaliação formativa como forma de regulação da aprendizagem.
- No final do curso, o formador realizará uma avaliação sumativa através de um teste escrito e oral individual de forma a obter desta forma uma noção mais específica dos conhecimentos adquiridos por cada formando.
- Terminada a acção, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um formulário de autoavaliação e um formulário de avaliação do processo de formação para efeitos de balanço da actividade formativa e do desempenho do formador.
Assiduidade dos formandos
A assiduidade deste curso é um requisito fundamental, na medida em que existem competências transversais que só podem ser adquiridas em contexto de formação presencial. Será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respectivo curso.
Da avaliação contínua e final pode resultar a necessidade do formando repetir ou reforçar um determinado tema, módulo ou momento de avaliação, onde se verifiquem situações como: falta do formando a um momento de avaliação; resultado obtido de nível insuficiente num determinado tema ou momento de avaliação, entre outros. Neste sentido poderá haver lugar a duas medidas de remediação: reforço das temáticas onde se verificou falta de aproveitamento; aplicação de um instrumento de avaliação equivalente. Esta decisão caberá à coordenação juntamente com o formador do respectivo módulo.
Certificação da formação
No final da formação será emitido um certificado de formação profissional, numa escala qualitativa, a todos os formandos que:
- a) Tenham obtido uma avaliação positiva no exame final.
- b) Tenham cumprido com os seus deveres de formando, respeitando rigorosamente os deveres de assiduidade e pontualidade.
A classificação da avaliação dos resultados da aprendizagem de cada formando é expressa através da atribuição de uma menção qualitativa e de uma classificação de acordo com a seguinte escala:
- Muito Bom – de 18 a 20 valores;
- Bom – de 15 a 17 valores;
- Razoável – de 10 a 14 valores;
- Fraco – de 7 a 9 valores;
- Muito Fraco – de 1 a 6 valores.