Espanhol Empresarial


Descrição da acção

Numa altura em que cada vez mais o mercado ibérico está unido pela via negocial, e sendo o mundo empresarial cada vez mais excludente, a valorização e qualificação profissionais são importantes. Saber mais do que uma língua tornou-se essencial. Cabe às organizações tornarem-se mais competitivas através de colaboradores mais qualificados.


Objectivos gerais

Aperfeiçoar as competências linguísticas de espanhol falado e escrito necessário para os contactos do quotidiano profissional.


Objectivos específicos

No final da acção, os formandos deverão ser capazes de:

    • Distinguir, por escrito, a forma e as normas de correspondência em espanhol, na sala de formação e sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
    • Identificar, por escrito, a terminologia comercial espanhola, na sala de formação e sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
    • Aplicar, por escrito, vocabulário específico nas relações internacionais, na sala de formação e sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
    • Aplicar, oralmente, vocabulário específico nas relações internacionais, na sala de formação e sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
    • Produzir, por escrito, textos na língua espanhola, na sala de formação, recorrendo a exercícios práticos, sem auxílio do manual e com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
    • Simular diálogos orais de situações quotidianas profissionais, recorrendo a exercícios práticos, sem auxílio do manual e com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%.

Perfil do formador

Certificado pelo IEFP e com larga experiência na área.


Carga horária

35 horas


Metodologia

Formação essencialmente prática, com recurso sistemático a métodos activos, com base no estudo de casos práticos e na resolução de problemas, que permitirá também o esclarecimento de dúvidas concretas dos formandos. Recurso complementar ao método expositivo, na apresentação de alguns conceitos teóricos.


Momentos e modalidades de avaliação
  • No início da formação o formador poderá efectuar uma avaliação diagnóstica como forma de verificar o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este instrumento de avaliação permitirá ainda ao formador personalizar o programa da formação às especificidades do grupo.
  • Durante a acção, o formador poderá recorrer a actividades de avaliação formativa como forma de regulação da aprendizagem.
  • No final do curso, o formador realizará uma avaliação sumativa através de um teste escrito e oral individual de forma a obter desta forma uma noção mais específica dos conhecimentos adquiridos por cada formando.
  • Terminada a acção, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um formulário de autoavaliação e um formulário de avaliação do processo de formação para efeitos de balanço da actividade formativa e do desempenho do formador.

Assiduidade dos formandos

A assiduidade deste curso é um requisito fundamental, na medida em que existem competências transversais que só podem ser adquiridas em contexto de formação presencial. Será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respectivo curso.
Da avaliação contínua e final pode resultar a necessidade do formando repetir ou reforçar um determinado tema, módulo ou momento de avaliação, onde se verifiquem situações como: falta do formando a um momento de avaliação; resultado obtido de nível insuficiente num determinado tema ou momento de avaliação, entre outros. Neste sentido poderá haver lugar a duas medidas de remediação: reforço das temáticas onde se verificou falta de aproveitamento; aplicação de um instrumento de avaliação equivalente. Esta decisão caberá à coordenação juntamente com o formador do respectivo módulo.


Certificação da formação

No final da formação será emitido um certificado de formação profissional, numa escala qualitativa, a todos os formandos que:

    • a) Tenham obtido uma avaliação positiva no exame final.
    • b) Tenham cumprido com os seus deveres de formando, respeitando rigorosamente os deveres de assiduidade e pontualidade.

A classificação da avaliação dos resultados da aprendizagem de cada formando é expressa através da atribuição de uma menção qualitativa e de uma classificação de acordo com a seguinte escala:

    • Muito Bom – de 18 a 20 valores;
    • Bom – de 15 a 17 valores;
    • Razoável – de 10 a 14 valores;
    • Fraco – de 7 a 9 valores;
    • Muito Fraco – de 1 a 6 valores.

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