Musicoterapia


Descrição da acção

Musicoterapia é o uso terapêutico da música por um profissional qualificado para conseguir o efeito terapêutico desejado ou atingir uma meta e/ou objectivo pessoal.
A investigação tem mostrado que a música tem um efeito profundo sobre o corpo e psique. Na verdade, existe um campo crescente na área dos cuidados de saúde, conhecido como Musicoterapia, que usa a música para tratar, curar e reabilitar.
Este workshop tem como objectivo proporcionar uma experiência prática e vivencial da musicoterapia em grupo, proporcionando um contacto com a identidade sonora e musical de cada pessoa (e do grupo), bem como dar a conhecer as suas aplicações terapêuticas.


Objectivos gerais
  • Proporcionar uma experiência prática e vivencial da musicoterapia em grupo;
  • Conhecer as aplicações terapêuticas da musicoterapia;
  • Promover a tomada de consciência da identidade sonora e musical de si e do outro;
  • Potenciar as competências pessoais como a escuta, a aceitação, a empatia, a expressão, o imaginário, a criatividade e a atitude transformativa.

Objectivos específicos

No final da acção, os formandos deverão ser capazes de:

    • Caracterizar, por escrito, o conceito de musicoterapia, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%;
    • Identificar, por escrito, 5 aplicações terapêuticas da musicoterapia, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%;
    • Caracterizar, por escrito, 2 técnicas receptivas de musicoterapia, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%;
    • Caracterizar, por escrito, 2 técnicas activas de musicoterapia, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%;
    • Executar actividades de aplicação de técnicas de musicoterapia, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%.

Perfil do formador

Certificado pelo IEFP e com vasta experiência na área.


Carga horária

6 horas


Metodologia

Metodologias activas que promovam a participação dos formandos, valorizando a sua experiência e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.
A componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte de meios audiovisuais, irá alternar com a componente prática, onde o formador disponibilizará materiais para análise e reflexão conjunta, bem como para a realização de trabalhos práticos.


Momentos e modalidades de avaliação
  • No início do workshop, o formador poderá efectuar uma avaliação diagnóstica como forma de verificar o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este instrumento de avaliação permitirá ainda ao formador personalizar o programa da formação às especificidades do grupo.
  • Durante a acção, o formador poderá recorrer a actividades de avaliação formativa como forma de regulação da aprendizagem.
  • No final do curso, o formando realizará uma avaliação sumativa através de um teste escrito (70%) e um exercício prático (30%).
  • Terminado cada módulo, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um formulário de avaliação do processo de formação para efeitos de balanço da actividade formativa e do desempenho dos formadores.

Assiduidade dos formandos

A assiduidade deste curso é um requisito fundamental, na medida em que existem competências transversais que só podem ser adquiridas em contexto de formação presencial. Será condição obrigatória a frequência de 100% do total de horas do respectivo curso.


Certificação da formação

No final da formação será emitido um certificado de formação profissional, numa escala qualitativa, a todos os formandos que:

    • a) Tenham obtido aproveitamento na avaliação sumativa.
    • b) Tenham cumprido com os seus deveres de formando.

A classificação da avaliação dos resultados da aprendizagem de cada formando é expressa através da atribuição de uma menção qualitativa e de uma classificação de acordo com a seguinte escala:

    • Muito Bom – de 18 a 20 valores;
    • Bom – de 15 a 17 valores;
    • Razoável – de 10 a 14 valores;
    • Fraco – de 7 a 9 valores;
    • Muito Fraco – de 1 a 6 valores.

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