Auto-maquilhagem


Descrição da acção

Porque a maquilhagem não é um mistério, e muito menos uma missão impossível, pode aprender os truques e as técnicas dos vários produtos necessários para realizar a sua maquilhagem diária.
A maquilhagem, não sendo essencial, é, sem dúvida, uma arma poderosa de beleza, capaz de operar verdadeiros milagres no rosto de uma mulher.


Objectivos gerais

A acção visa:

    • Aprender truques e técnicas para realizar a sua maquilhagem diária;
    • Aprender a executar uma maquilhagem natural para o dia-a-dia;
    • Aprender a executar uma maquilhagem mais elaborada/sofisticada para a noite ou ocasião especial;
    • Aprender a escolher produtos e cores indicadas consoante tipo e tom de pele, forma de rosto e seus componentes.

Objectivos específicos

No final da acção, os formandos deverão ser capazes de:

    • Identificar, oralmente, os produtos de limpeza e hidratação adequados a cada tipo de pele, na sala de formação, sem errar nenhum;
    • Identificar, oralmente, os produtos e materiais de maquilhagem adequados a cada tipo de pele, na sala de formação, sem errar nenhum;
    • Executar dois tipos de maquilhagem, atendendo à iluminação, na sala de formação, em vinte minutos;
    • Executar uma maquilhagem adequando as cores aos diferentes tipos de eventos, na sala de formação, em vinte minutos;
    • Executar uma maquilhagem corrigindo as imperfeições dos olhos, nariz e boca, na sala de formação, em dez minutos;
    • Enumerar, oralmente os passos de execução de uma maquilhagem, na sala de formação, sem errar nenhum;
    • Distinguir, oralmente, três características de uma maquilhagem natural, sem consultar o manual, em cinco minutos;
    • Distinguir, oralmente, três características de uma maquilhagem sofisticada, sem consultar o manual, em cinco minutos.

Perfil do formador

A definir.


Carga horária

6 horas


Metodologia

Formação essencialmente prática, com recurso sistemático a métodos demonstrativos e activos, com base no estudo de casos práticos, que permitirá também o esclarecimento de dúvidas concretas dos formandos. Recurso complementar ao método expositivo, na apresentação de alguns conceitos teóricos.


Momentos e modalidades de avaliação
  • No início do Workshop, o/a formador/a poderá efectuar uma avaliação diagnóstica como forma de verificar o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este instrumento de avaliação permitirá ainda ao/à formador/a personalizar o programa da formação às especificidades do grupo.
  • No final da acção, o/a formador/a realizará uma avaliação sumativa através de um teste escrito ou trabalho prático, individual ou em grupo, de forma a obter desta forma uma noção mais específica dos conhecimentos adquiridos por cada formando.
  • Terminada a acção, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um formulário de avaliação do processo de formação para efeitos de balanço da actividade formativa e do desempenho do formador.

Assiduidade dos formandos

A assiduidade deste curso é um requisito fundamental, na medida em que existem competências transversais que só podem ser adquiridas em contexto de formação presencial. Será condição obrigatória a frequência de 100% do total de horas do respectivo curso.
Da avaliação contínua e final pode resultar a necessidade do formando repetir ou reforçar um determinado tema, módulo ou momento de avaliação, onde se verifiquem situações como: falta do formando a um momento de avaliação; resultado obtido de nível insuficiente num determinado tema ou momento de avaliação, entre outros. Neste sentido poderá haver lugar a duas medidas de remediação: reforço das temáticas onde se verificou falta de aproveitamento; aplicação de um instrumento de avaliação equivalente. Esta decisão caberá à coordenação juntamente com o formador da acção.


Certificação da formação

No final da formação será emitido um certificado de formação profissional, numa escala qualitativa, a todos os formandos que:

    • a) Tenham obtido uma avaliação positiva no exame final.
    • b) Tenham cumprido com os seus deveres de formando, respeitando rigorosamente os deveres de assiduidade e pontualidade.

A classificação da avaliação dos resultados da aprendizagem de cada formando é expressa através da atribuição de uma menção qualitativa e de uma classificação de acordo com a seguinte escala:

    • Muito Bom – de 18 a 20 valores;
    • Bom – de 15 a 17 valores;
    • Razoável – de 10 a 14 valores;
    • Fraco – de 7 a 9 valores;
    • Muito Fraco – de 1 a 6 valores.

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