Arte Floral


Descrição da acção

No curso de Arte Floral são dinamizadas, essencialmente, actividades com base no que toca à idealização e execução de trabalhos florais elementares.
Crie a sua arte connosco! Desenvolva as suas capacidades criativas e aprofunde os seus conhecimentos de Arte Floral. Venha aprender a embelezar o seu dia-a-dia e o dos outros.


Objectivos gerais

No final do curso os formandos deverão ser capazes de:

    • Conhecer diversas espécies de flores;
    • Caracterizar as ferramentas e utensílios utilizados na fabricação de arranjos florais;
    • Caracterizar materiais utilizados na fabricação dos arranjos florais;
    • Aplicar os princípios elementares de adorno;
    • Executar ramos simples de mão;
    • Executar composições simples em taça;
    • Executar decorações simples para diferentes tipos de mesa;
    • Executar arranjos florais para cerimónias e datas festivas.

Objectivos específicos

No final do curso os formandos deverão ser capazes de:

    • Identificar, por escrito, diferentes espécies de flores, sem consultar o manual e com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
    • Descrever, por escrito, o procedimento correcto de manipulação da flor, sem consultar o manual e com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
    • Identificar, por escrito, diferentes ferramentas e utensílios utilizados na concepção de arranjos florais, sem consultar o manual e com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
    • Identificar, por escrito, diferentes materiais utilizados no adorno de arranjos florais, sem consultar o manual e com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
    • Executar ramo simples de mão, recorrendo a diferentes ferramentas e materiais de adorno, sem consultar o manual e com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
    • Executar composição simples em taça, recorrendo a diferentes ferramentas e materiais de adorno, sem consultar o manual e com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
    • Executar decoração para tipo de mesa pré-determinado, recorrendo a diferentes ferramentas e materiais de adorno, sem consultar o manual e com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%;
    • Executar arranjo floral para data festiva pré-determinada, recorrendo a diferentes ferramentas e materiais de adorno, sem consultar o manual e com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%.

Perfil do formador

Certificada pelo IEFP e com elevada experiência na área


Carga horária


Metodologia

Formação essencialmente prática, com recurso sistemático a métodos activos, com base no estudo de casos práticos e na resolução de problemas, que permitirá também o esclarecimento de dúvidas concretas dos formandos. Recurso complementar ao método expositivo, na apresentação de alguns conceitos teóricos.


Momentos e modalidades de avaliação
  • No início da formação o formador poderá efectuar uma avaliação diagnóstica como forma de verificar o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este instrumento de avaliação permitirá ainda ao formador personalizar o programa da formação às especificidades do grupo.
  • No final da acção, o formador realizará uma avaliação sumativa através de um teste escrito e trabalho prático individual, de forma a obter desta forma uma noção mais específica dos conhecimentos adquiridos por cada formando.
  • Terminada a acção, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um formulário de avaliação do processo de formação para efeitos de balanço da actividade formativa e do desempenho do formador.

Assiduidade dos formandos

A assiduidade deste curso é um requisito fundamental, na medida em que existem competências transversais que só podem ser adquiridas em contexto de formação presencial. Será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respectivo curso.
Da avaliação contínua e final pode resultar a necessidade do formando repetir ou reforçar um determinado tema, módulo ou momento de avaliação, onde se verifiquem situações como: falta do formando a um momento de avaliação; resultado obtido de nível insuficiente num determinado tema ou momento de avaliação, entre outros. Neste sentido poderá haver lugar a duas medidas de remediação: reforço das temáticas onde se verificou falta de aproveitamento; aplicação de um instrumento de avaliação equivalente. Esta decisão caberá à coordenação juntamente com o formador do respectivo módulo.


Certificação da formação

No final da formação será emitido um certificado de formação profissional, numa escala qualitativa, a todos os formandos que:

    • a) Tenham obtido uma avaliação positiva no exame final.
    • b) Tenham cumprido com os seus deveres de formando, respeitando rigorosamente os deveres de assiduidade e pontualidade.

A classificação da avaliação dos resultados da aprendizagem de cada formando é expressa através da atribuição de uma menção qualitativa e de uma classificação de acordo com a seguinte escala:

    • Muito Bom – de 18 a 20 valores;
    • Bom – de 15 a 17 valores;
    • Razoável – de 10 a 14 valores;
    • Fraco – de 7 a 9 valores;
    • Muito Fraco – de 1 a 6 valores.

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