A Criança na Separação – Mediação Parental


Descrição da acção

A separação e/ou divórcio podem ser identificados como um momento de crise e ruptura na vida do casal, ainda que possam assumir diversas formas. O divórcio apresenta-se como um período susceptível de gerar desajustamento emocional, acarretando sofrimento para todos os membros da família, sobretudo nos casos em que o casal tem filhos menores. Enquanto período conturbado, colocam-se a todos os elementos familiares desafios e exigências.
Com esta formação pretende abordar-se o processo de separação, sobretudo em casais com filhos menores. Neste sentido, afigura-se importante caracterizar dois momentos importantes e marcantes: o divórcio psicológico e o divórcio legal, bem como o impacto deste processo nas crianças. A par disso, pretende identificar-se serviços como a mediação familiar e a educação parental, enquanto formas de dar resposta a estes novos cenários familiares. Esta pretende ser uma formação de carácter prático e uma ferramenta importante para todos os profissionais que lidam com esta problemática, de forma a garantir que a ruptura do casal não implique o fim destas famílias.


Objectivos gerais

Dotar os formandos de competências de mediação parental numa situação de divórcio.


Objectivos específicos

No final da acção, os formandos deverão ser capazes de:

    • Caracterizar, por escrito, as diferentes formas de explicar o divórcio aos filhos, sem consultar o manual, com uma taxa de sucesso de 80%;
    • Reconhecer, por escrito, o papel da mediação familiar no divórcio, sem consultar o manual, com uma taxa de sucesso de 80%;
    • Caracterizar, por escrito, três reacções emocionais da criança, numa situação de divórcio, sem consultar o manual, com uma taxa de sucesso de 80%;
    • Explicar, por escrito, a síndrome de alienação parental sem consultar o manual, com uma taxa de sucesso de 80%;
    • Caracterizar, por escrito, formas de intervenção psicológica com a criança, numa situação de divórcio, sem consultar o manual, com uma taxa de sucesso de 80%;
    • Identificar, por escrito, as diferentes etapas de concepção de programas de educação parental.

Perfil do formador

A definir


Carga horária

6 horas


Metodologia

Metodologias activas que promovam a participação dos formandos, valorizando a sua experiência e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.
A componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte de meios audiovisuais, irá alternar com a componente prática, onde os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, bem como para a realização de trabalhos práticos.


Momentos e modalidades de avaliação
  • No início da acção de formação, o/a formador/a poderá efectuar uma avaliação diagnóstica como forma de verificar o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este instrumento de avaliação permitirá ainda ao/à formador/a personalizar o programa da formação às especificidades do grupo.
  • No final da acção, o/a formador/a realizará uma avaliação sumativa através de um teste escrito ou trabalho prático, individual ou em grupo, de forma a obter desta forma uma noção mais específica dos conhecimentos adquiridos por cada formando.
  • Terminada a acção, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um formulário de avaliação do processo de formação para efeitos de balanço da actividade formativa e do desempenho do formador.

Assiduidade dos formandos

A assiduidade deste curso é um requisito fundamental, na medida em que existem competências transversais que só podem ser adquiridas em contexto de formação presencial. Será condição obrigatória a frequência de 100% do total de horas do respectivo curso.
Da avaliação contínua e final pode resultar a necessidade do formando repetir ou reforçar um determinado tema, módulo ou momento de avaliação, onde se verifiquem situações como: falta do formando a um momento de avaliação; resultado obtido de nível insuficiente num determinado tema ou momento de avaliação, entre outros. Neste sentido poderá haver lugar a duas medidas de remediação: reforço das temáticas onde se verificou falta de aproveitamento; aplicação de um instrumento de avaliação equivalente. Esta decisão caberá à coordenação juntamente com o formador da acção.


Certificação da formação

No final da formação será emitido um certificado de formação profissional, numa escala qualitativa, a todos os formandos que:

    • a) Tenham obtido uma avaliação positiva no exame final.
    • b) Tenham cumprido com os seus deveres de formando, respeitando rigorosamente os deveres de assiduidade e pontualidade.

A classificação da avaliação dos resultados da aprendizagem de cada formando é expressa através da atribuição de uma menção qualitativa e de uma classificação de acordo com a seguinte escala:

    • Muito Bom – de 18 a 20 valores;
    • Bom – de 15 a 17 valores;
    • Razoável – de 10 a 14 valores;
    • Fraco – de 7 a 9 valores;
    • Muito Fraco – de 1 a 6 valores.

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