Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho


Descrição da acção

Este curso visa dotar os participantes com os conhecimentos necessários para gerirem as questões da Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho numa empresa, nomeadamente, a valorizar a adopção de atitudes pro-activas de segurança num contexto de responsabilização individual e de inter-acção com as equipas de trabalho, que permitam a melhoria da qualidade do trabalho e a diminuição de acidentes, a identificar os riscos inerentes às suas actividades e postos de trabalho em matéria de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, assim como a implementar as melhores práticas de gestão de segurança, apostando numa atitude pró-activa.


Objectivos gerais

O curso visa:

    • Reconhecer e aplicar a legislação de segurança, higiene e saúde no trabalho;
    • Utilizar protecção no corpo e nas máquinas, seleccionando os equipamentos e soluções de protecção adequados;
    • Reconhecer e aplicar a legislação ambiental: resíduos, efluentes, ar e ruído;
    • Decidir sobre medidas de prevenção tendo em consideração as exigências do processo produtivo, no âmbito da higiene, segurança e ambiente;
    • Reconhecer a importância da segurança e higiene no trabalho como factor de promoção de qualidade de vida.

Objectivos específicos

No final da acção, os formandos deverão ser capazes de:

    • Identificar, por escrito, a legislação nacional na área de segurança, higiene e saúde no trabalho, sem recorrer ao manual, no tempo máximo de 20 minutos;
    • Reconhecer, por escrito, comportamentos exijam protecção no corpo e nas máquinas, na sala de formação, sem errar nenhum;
    • Identificar, por escrito, a legislação nacional na área ambiental, sem recorrer ao manual, no tempo máximo de 20 minutos;
    • Enumerar, por escrito, as medidas de prevenção do processo produtivo, sem recorrer ao manual e sem errar nenhuma;
    • Distinguir, por escrito, as medidas de prevenção do processo produtivo, sem recorrer ao manual e sem errar nenhuma;
    • Mencionar, por escrito, a importância da segurança e higiene no trabalho como factor de promoção de qualidade de vida, sem consultar o manual, em vinte minutos.

Perfil do formador

A definir


Carga horária

35 horas


Metodologia

Formação essencialmente prática, com recurso sistemático a métodos activos, com base no estudo de casos práticos e na resolução de problemas, que permitirá também o esclarecimento de dúvidas concretas dos formandos. Recurso complementar ao método expositivo, na apresentação de alguns conceitos teóricos.


Momentos e modalidades de avaliação
  • No início da formação o formador poderá efectuar uma avaliação diagnóstica como forma de verificar o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este instrumento de avaliação permitirá ainda ao formador personalizar o programa da formação às especificidades do grupo.
  • Durante a acção, o formador poderá recorrer a actividades de avaliação formativa como forma de regulação da aprendizagem.
  • No final de cada módulo – ou da acção, caso se justifique –, o formador realizará uma avaliação sumativa através de um teste escrito ou trabalho prático, individual ou em grupo, de forma a obter desta forma uma noção mais específica dos conhecimentos adquiridos por cada formando.
  • A nota final do formando será baseada na ponderação dos critérios de avaliação seguintes:
    • 70% – Avaliação teórica, trabalhos individuais e/ou de grupo;
    • 30% – Assiduidade, participação e avaliação contínua.
  • Terminada a acção, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um formulário de autoavaliação e um formulário de avaliação do processo de formação para efeitos de balanço da actividade formativa e do desempenho do formador.

Assiduidade dos formandos

A assiduidade deste curso é um requisito fundamental, na medida em que existem competências transversais que só podem ser adquiridas em contexto de formação presencial. Será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respectivo curso.
Da avaliação contínua e final pode resultar a necessidade do formando repetir ou reforçar um determinado tema, módulo ou momento de avaliação, onde se verifiquem situações como: falta do formando a um momento de avaliação; resultado obtido de nível insuficiente num determinado tema ou momento de avaliação, entre outros. Neste sentido poderá haver lugar a duas medidas de remediação: reforço das temáticas onde se verificou falta de aproveitamento; aplicação de um instrumento de avaliação equivalente. Esta decisão caberá à coordenação juntamente com o formador do respectivo módulo.


Certificação da formação

No final da formação será emitido um certificado de formação profissional, numa escala qualitativa, a todos os formandos que:

    • a) Tenham obtido uma avaliação positiva no exame final.
    • b) Tenham cumprido com os seus deveres de formando, respeitando rigorosamente os deveres de assiduidade e pontualidade.

A classificação da avaliação dos resultados da aprendizagem de cada formando é expressa através da atribuição de uma menção qualitativa e de uma classificação de acordo com a seguinte escala:

    • Muito Bom – de 18 a 20 valores;
    • Bom – de 15 a 17 valores;
    • Razoável – de 10 a 14 valores;
    • Fraco – de 7 a 9 valores;
    • Muito Fraco – de 1 a 6 valores.

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