Técnico Auxiliar de Saúde


Descrição da acção

O/A Técnico/a Auxiliar de Saúde é o/a profissional que auxilia na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde, sob orientações do profissional de saúde.


Objectivos gerais

Dotar os formandos de competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias à prática da actividade de Técnico Auxiliar de Saúde.


Objectivos específicos

No final da acção, os formandos deverão ser capazes de:

    • Caracterizar, por escrito, a rede nacional de cuidados de saúde, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%;
    • Identificar, por escrito, algumas competências inerentes à actividade profissional do técnico auxiliar de saúde, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%;
    • Compreender, por escrito, a importância do trabalho em equipas multidisciplinares na saúde, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%;
    • Demonstrar, por escrito, conhecimentos sobre prevenção e controlo da infecção, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%;
    • Demonstrar, por escrito, conhecimentos relativos aos constituintes e funcionamento do corpo humano, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%;
    • Compreender, por escrito, noções básicas de primeiros socorros, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%;
    • Identificar, por escrito, conhecimentos relativos a higiene, segurança e saúde no trabalho no sector da saúde, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%;
    • Identificar, por escrito, técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%;
    • Compreender, por escrito, os diferentes tipos de cuidados a ter de acordo com o público-alvo, em sala de formação e sem consultar o manual, com uma taxa de aprovação de 50%.

Perfil do formador

Equipa técnica certificada pelo IEFP e com vasta experiência na área.


Carga horária

200 horas + 100 horas de formação em contexto de trabalho


Pré-requisitos

12.º ano de escolaridade; idade igual ou superior a 18 anos.


Metodologia

Metodologias activas que promovam a participação dos formandos, valorizando a sua experiência e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.
A componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte de meios audiovisuais, irá alternar com a componente prática, onde os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, bem como para a realização de trabalhos práticos.


Momentos e modalidades de avaliação
  • No início do curso, os formadores poderão efectuar uma avaliação diagnóstica como forma de verificar o nível de conhecimentos dos formandos face ao tema a desenvolver. Este instrumento de avaliação permitirá ainda aos formadores personalizarem o programa da formação às especificidades do grupo.
  • Durante a acção, os formadores poderão recorrer a actividades de avaliação formativa como forma de regulação da aprendizagem.
  • No final de cada módulo, os formadores realizarão uma avaliação sumativa através de uma ficha de avaliação teórica. Como complemento à avaliação, os formandos terão de realizar um relatório da formação em contexto de trabalho. Com efeito, a classificação final do curso será obtida com base na seguinte ponderação:
      • 70% – Avaliação teórica, trabalhos individuais e/ou de grupo;
      • 30% – Avaliação Prática (Relatório da FCT).
  • Terminado cada módulo, pedir-se-á ainda aos formandos que preencham um formulário de avaliação do processo de formação para efeitos de balanço da actividade formativa e do desempenho dos formadores.

Assiduidade dos formandos

A assiduidade deste curso é um requisito fundamental, na medida em que existem competências transversais que só podem ser adquiridas em contexto de formação presencial. Será condição obrigatória a frequência de 95% do total de horas do respectivo curso.
Da avaliação contínua e final pode resultar a necessidade do formando repetir ou reforçar um determinado tema, módulo ou momento de avaliação, onde se verifiquem situações como: falta do formando a um momento de avaliação; resultado obtido de nível insuficiente num determinado tema ou momento de avaliação, entre outros. Neste sentido poderá haver lugar a duas medidas de remediação: reforço das temáticas onde se verificou falta de aproveitamento; aplicação de um instrumento de avaliação equivalente. Esta decisão caberá à coordenação juntamente com a formadora do curso.


Certificação da formação

No final da formação será emitido um certificado de formação profissional, numa escala qualitativa, a todos os formandos que:

    • a) Tenham obtido uma avaliação positiva no exame final.
    • b) Tenham cumprido com os seus deveres de formando, respeitando rigorosamente os deveres de assiduidade e pontualidade.

A classificação da avaliação dos resultados da aprendizagem de cada formando é expressa através da atribuição de uma menção qualitativa e de uma classificação de acordo com a seguinte escala:

    • Muito Bom – de 18 a 20 valores;
    • Bom – de 15 a 17 valores;
    • Razoável – de 10 a 14 valores;
    • Fraco – de 7 a 9 valores;
    • Muito Fraco – de 1 a 6 valores.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s